Renato Aragão foi alvo de uma grave fake news nas redes sociais nesta última semana. Um vídeo manipulado por inteligência artificial exibia uma cena de violência doméstica e era atribuído ao humorista. A legenda indicava que ele teria agredido a esposa, Lilian Aragão, após uma discussão sobre consumo de álcool.
O vídeo foi avaliado por portais de checagem de informação, que confirmaram se tratar de um registro manipulado por inteligência artificial.
“O vídeo em questão é um exemplo perigoso do uso de novas tecnologias para a desinformação. O material não passa de uma criação feita por inteligência artificial (IA), utilizando técnicas de deepfake para simular a voz e, em alguns casos, as expressões de pessoas envolvidas ou de narradores de notícias. A manipulação é feita para parecer um conteúdo jornalístico urgente, aproveitando-se do engajamento que polêmicas com celebridades geram”, esclareceu o site Boatos.org
Nesta quinta-feira (22), a equipe do humorista também se manifestou e repudiou a fake news levantada com o nome dele. Novamente, representantes de Renato afirmam que há uma “campanha de difamação” contra ele, algo que eles apontam desde que circularam informações sobre a relação conturbada que ele teria com uma das filhas, que, inclusive, o processou por conta de uma dívida de R$ 800 mil.
“Renato Aragão continua sendo vítima constante de mentiras e campanhas de difamação", diz o post veiculado na conta de Renato. "É dever de todos nós combater esse tipo de mentira, que afeta não só a nossa família, mas pode destruir famílias Brasil afora."
Filha caçula de Renato, Livian Aragão também lamentou o uso de inteligência artificial para difamar o pai. “Mais uma vez venho falar sobre esse assunto. Dessa vez acusações graves contra o meu pai usando IA como ferramenta. Até quando vamos passar por isso? Precisamos urgentemente de uma regulamentação que coíba ações criminosas como essas”, pediu.